AIKIDO

SOBRE O AIKIDO           FOTOS & VÍDEOS           LINKS           LITERATURA           PROFESSORES           HORÁRIOS

O sensei – Morihei Ueshiba

 

O Aikido é uma arte marcial originária do Japão, criada pelo mestre Morihei Ueshida (1883-1969), que concentrou nela toda a essência do conjunto de artes marciais japonesas (Budô).

Buscando coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais, o AIKIDO propicia ao seu praticante através do treinamento persistente, o domínio das técnicas de concentração e relaxamento, possibilitando: o combate ao “Stress”, a defesa pessoal, a manutenção da saúde e a longevidade.

Seu Fundador afirmava:

“O importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo, é mais do que isso, derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família. É compreender as leis do universo, tornar-nos unos com ele. Esse entendimento se dará pelo treinamento persistente”.

Os movimentos do AIKIDO, sem exceção, seguem as leis da natureza. São cheios de vigor e energia, mas aplicado sempre o princípio da não-resistência, da abstenção de força bruta. Consequentemente pessoas de ambos os sexos e de todas as idades podem praticá-lo, sentindo-se atraídas com a real possibilidade de treinar a mente e o corpo, forjando inclusive um caráter equilibrado, temperando-se para  todos os momentos da vida.

 

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aikido/historia-do-aikido.php